Glossário de tecnologia

tecnologia

Dicionário de tecnologia em ordem alfabética

Confira o Glossário de tecnologia Tayllan Zannata

AAC: Advanced Audio Coding. É um formato de audio digital desenvolvido para codificar sinais de áudio com altas taxas de compressão.

AAM: Advanced Access Manager. É um plugin WordPress que fornece controle de acesso de nível empresarial para a plataforma WordPress.

Acer: Acer Inc. é uma empresa taiwanesa de hardware e eletrônicos. Sua linha de produtos inclui computadores de mesa e portáteis, dispositivos móveis, monitores, projetores e soluções de nuvem para usuários domésticos e empresariais.

ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia de conexão de banda larga que usa as linhas telefônicas existentes para fornecer conexões de internet de alta velocidade.

Android: Android é um sistema operacional móvel baseado no Linux kernel, desenvolvido inicialmente pela empresa Android Inc. e adquirido posteriormente pelo Google.

AMD: Advanced Micro Devices. É uma empresa americana de semicondutores que fabrica microprocessadores, placas gráficas e chipsets para computadores.

ASUS: ASUSTeK Computer Inc. é uma empresa taiwanesa de computadores. Sua linha de produtos inclui laptops, placas-mãe, placas de vídeo, monitores, instaladores de software e acessórios para computador.

Bluetooth: Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite que dispositivos se conectem e troquem dados.

BNP: Banco Nacional de Portugal. O BNP é o maior banco de Portugal, com sede em Lisboa.

Canon: Canon Inc. é uma empresa japonesa de ótica e eletrônica que fabrica câmeras digitais, impressoras, scanners e equipamentos de TI.

CDROM: CD-ROM. É um disco compacto que pode ser lido por um computador e usado para armazenar dados, programas e arquivos de áudio.

CPU: Central Processing Unit. É o “cerne” de um computador, responsável por processar instruções e executar aplicativos.

DDR: Double Data Rate. É um tipo de memória de computador que pode processar duas vezes mais informações em um ciclo de clock do que a memória DDR2.

DVD: Digital Video Disc. É um disco óptico usado para armazenar dados, programas, vídeos e arquivos de áudio.

ECM: Enterprise Content Management. É um termo usado para descrever a estratégia e a tecnologia de gerenciamento de conteúdo empresarial.

EDI: Electronic Data Interchange. É um conjunto de normas e formatos usados para a troca eletrônica de dados entre empresas.

Epson: Epson Corporation é uma empresa japonesa de dispositivos eletrônicos que produz impressoras, monitores, scanners e projetores.

ERP: Enterprise Resource Planning. É um sistema de software empresarial que integra vários processos empresariais, como finanças, logística, manufatura, RH e vendas.

FTP: File Transfer Protocol. É um protocolo usado para transferir arquivos de um computador para outro através da internet.

GPS: Global Positioning System. É um sistema de navegação por satélite usado para determinar a localização de um objeto em qualquer lugar do planeta.

HP: Hewlett-Packard Company. É uma empresa americana de tecnologia que fabrica computadores, impressoras, scanners e outros equipamentos de TI.

IBM: International Business Machines Corporation. É uma empresa americana de tecnologia que fabrica computadores, software, servidores e outros equipamentos de TI.

Intel: Intel Corporation. É uma empresa americana de semicondutores que fabrica microprocessadores, chipsets e placas-mãe para computadores.

iOS: iPhone operating system. É um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido para o iPhone e para o iPod touch.

ISP: Internet Service Provider. É uma empresa que fornece acesso à internet para usuários domésticos e empresariais.

Java: Java é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela Sun Microsystems.

JVC: Japan Victor Company. É uma empresa japonesa de eletrônicos que fabrica televisores, videocassetes, projetores e outros produtos eletrônicos de consumo.

LAN: Local Area Network. É uma rede de computadores que liga computadores em uma área geográfica limitada, como uma casa, uma escola ou uma empresa.

LG: LG Corporation. É uma empresa sul-coreana de eletrônicos e telecomunicações que fabrica televisores, celulares, eletrodomésticos e outros produtos para o mercado de consumo.

MAC: Macintosh. É uma linha de computadores pessoais da Apple Inc. que usa o sistema operacional macOS.

memory: memória. É um dispositivo que armazena dados e instruções para um computador.

Microsoft: Microsoft Corporation. É uma empresa americana de tecnologia que fabrica e comercializa software, hardware, serviços e soluções de TI.

mobile: móvel. Refere-se a dispositivos, como telefones celulares e tablets, que podem ser transportados facilmente.

monitors: monitores. É um dispositivo de saída que exibe gráficos e texto em um computador.

motherboard: placa-mãe. É o principal circuito impresso em um computador que liga todos os outros componentes do sistema.

Mozilla: Mozilla Corporation. É uma organização sem fins lucrativos que desenvolve produtos e serviços baseados na internet, como o navegador web Mozilla Firefox.

MP3: MP3. É um formato de arquivo de áudio que usa a tecnologia de compressão de áudio para reduzir o tamanho do arquivo sem sacrificar a qualidade do áudio.

MS: Microsoft. Refere-se à Microsoft Corporation, uma empresa americana de tecnologia que fabrica e comercializa software, hardware, serviços e soluções de TI.

MySQL: MySQL. É um banco de dados relacional de código aberto que pode ser usado para armazenar e recuperar dados.

NAS: Network Attached Storage. É um dispositivo que liga um grupo de computadores em uma rede e armazena os dados em um disco rígido central.

Nintendo: Nintendo Co., Ltd. é uma empresa japonesa de jogos eletrônicos que fabrica consoles de videogame, jogos e acessórios.

Nokia: Nokia Corporation. É uma empresa finlandesa de tecnologia que fabrica celulares, smartphones e outros dispositivos móveis.

NVIDIA: NVIDIA Corporation. É uma empresa americana de tecnologia que fabrica chipsets para computadores, placas gráficas e outros produtos de TI.

Olympus: Olympus Corporation. É uma empresa japonesa de ótica e eletrônica que fabrica câmeras, lentes e equipamentos médicos.

Opera: Opera Software ASA. É uma empresa norueguesa de software que desenvolve produtos e tecnologias para internet, como o navegador web Opera.

Panasonic: Panasonic Corporation. É uma empresa japonesa de eletrônicos que fabrica televisores, câmeras digitais, computadores, eletrodomésticos e outros produtos eletrônicos de consumo.

PDF: Portable Document Format. É um formato de arquivo usado para compartilhar documentos que podem ser visualizados em qualquer dispositivo, independentemente do software ou do sistema operacional.

PHP: PHP: Hypertext Preprocessor. É uma linguagem de programação de script de código aberto usada para criar páginas dinâmicas para sites.

PIXMA: PIXMA. É uma linha de impressoras a jato de tinta da Canon Inc.

plug-in: plugin. É um software que adiciona um recurso ou um conjunto de recursos a um program

Mais sobre Tecnologia:

  • Aprendizagem automática: Aprendizagem automática é um campo da ciência da computação que se preocupa com a criação de métodos que permitem que os computadores aprendam e melhorem seu desempenho com base em experiências sem serem explicitamente programados.
  • Big data: Big data é um termo que se refere a conjuntos de dados extremamente grandes e complexos que podem exigir um novo tipo de processamento para serem capturados, gerenciados e analisados de forma eficiente.
  • Blockchain: Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que mantém uma lista de registros atualizada e segura em um rede de computadores interconectados. Cada registro na blockchain é chamado de bloco e contém um link criptografado para o bloco anterior, formando uma cadeia.
  • Inteligência artificial: Inteligência artificial é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, e é um campo crescente da computer science. Máquinas inteligentes são aquelas que conseguem realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecer padrões, tomar decisões lógicas e aprender.
  • Internet das coisas: A internet das coisas, também conhecida como IoT, é a rede de objetos físicos, como dispositivos eletrônicos, veículos, edifícios e pessoas, que estão equipados com tecnologias de internet para coletar e trocar dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.